Menu

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Instrumentos que Compõem uma Orquestra

image

     Os tipos de Orquestras mais conhecidas são Orquestra de Câmara, Orquestra Sinfônica e Orquestra Filarmônica. O que difere a Orquestra Sinfônica da Filarmônica é que a primeira é mantida pelo Estado e a outra é mantida por entidades particulares. Já a de Câmara é composta por poucos músicos, e como o próprio nome diz, é destinada a apresentações em ambientes reduzidos em “câmaras”.

Os instrumentos mais utilizados em orquestras são:

· Cordas:

  • Violino;
  • Viola;
  • Violoncelo;
  • Contrabaixo;
  • Harpa
  • Piano

· Sopros:

Metais:

    • Trompete;
    • Trombone;
    • Trompa;
    • Tuba;
    • Saxhorne;
    • Saxofone;

Madeira:

    • Oboé;
    • Fagote;
    • Contra fagote;
    • Clarinete;
    • Clarone;
    • Flautas;

· Percussão:

  • Caixa;
  • Prato;
  • Bombo;
  • Pandeiro;
  • Triângulo;

Algumas Observações:

     O piano não é um integrante "efetivo" de uma orquestra, sendo usado, até o século XIX, principalmente em solos.

     Geralmente, uma orquestra sinfônica é composta por mais de 100 integrantes, sendo que o violino é peça fundamental, sendo o naipe mais numeroso dos instrumentos da orquestra moderna.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.teoriamusicalonline.com.br/instrumentos_de_sopro_arquivos/Instrumentos%20compoem%20Orquestra1.htm

http://www.coraldelchiaro.com.br/

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como é feito o mel

image

     O processo de fabricação do mel se inicia quando as abelhas coletam o néctar das flores, armazenando-os em suas bolsas situadas junto ao seu abdômen, e em seguida levando-o até a colméia.

     Na segunda parte do processo, localizadas em suas cabeças, as abelhas possuem glândulas que secretam as enzimas, glicose oxidase e invertase. Com a reação dessas enzimas mais o néctar coletado é formado o mel. Assim, a invertase transforma a sacarose (que já está presente no néctar) em dois outros tipos de açúcares, a frutose e glicose. Por sua vez, a glicose oxidase converte uma pequena porção de glicose em ácido glicônico, para tornar o mel mais ácido, e desta forma, evitando a ação de bactérias que o fariam fermentar. E por fim, as abelhas batem as suas asas para secar o excesso de água presentes no néctar, desidratando o mel e matando o restantes dos microorganismos.

Eduardo Logan

Fonte:

http://www.portaldascuriosidades.com/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Afrodite

 

Nova Imagem

     Do grego “Αφροδίτη”, era a deusa da beleza, da fecundidade, e do amor. Em sua teogonia reza a lenda de que sua origem se deu, quando seu irmão Cronos, a pedido de sua mãe, castrou seu pai (Urano), e jogou os seus testículos no mar, o sêmen de Urano caído no mar formou as ondas chamadas de (aphros), e desse fenômeno nasceu Aphroditê ("espuma do mar"), que foi levada por Zéfiro (vento do oeste, filho de Eos e Astreu) para o Chipre. Também se têm considerações de Afrodite como duas deusas distintas: esta já citada Afrodite Uraniana e Afrodite Pandemos, que significa “Afrodite comum de todos os povos", nascida de Zeus e Dione (deusa das ninfas, filha de Urano e Tálassa). A Afrodite Uraniana é vista como uma Afrodite celeste, representando o amor de corpo e alma, enquanto a Afrodite Pandemos está associada com o amor puramente físico.

Filhos de Afrodite

Nova Imagem (1)

    Com Hermes (deus mensageiro) teve o filho Hermafrodito; com Ares (deus da guerra), teve Eros (deus da paixão e do amor) e Anteros (deus da ordem), dependendo da versão é dito que ela teve esses filhos com Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia), ou ainda com Zeus, mas apenas quando Afrodite é filha de Tálassa. Anteros também pode ter sido filho de Adônis numa versão menos conhecida; Também com Ares, mas sem muitas divergências, teve Fobos, Deimos e Harmonia; com Apolo (deus da luz do sol, poesia, música), Himeneu; com Dionísio (deus das festas, vinho), Príapo; com Poseidon (deus dos mares), Eryx; com Anquises (príncipe troiano), Enéias; e com Taumas teve Mirtros

Guerra de Tróia

    Quando, no casamento de Peleu e Tétis, Éris lançou um pomo de ouro com a inscrição A mais bela; então, a rainha dos deuses, a deusa da sabedoria e a deusa da beleza disputaram a posse do pomo. Para resolver a querela, Páris, filho de Príamo, foi escolhido como juiz. As três deusas fizeram grandes promessas ao pastor em troca do pomo. Páris escolhe Afrodite, e recebe da deusa ajuda para receber sua recompensa por tê-la escolhido: o amor da mais bela das mulheres, Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau. Páris rapta Helena, o que dá motivo para iniciar a guerra. Após muitos anos de guerra entre os aqueus e os troianos, a cidade é vencida e destruída.

 

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/afrodite.htm

http://pt.wikipedia.org/

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Perfuração de Crânio com mais de 10 mil anos

  image

     Em 1921, o Museu Britânico recebeu um crânio humano achado por trabalhadores que exploravam uma mina de zinco, situada na colina de Broken Hill, na Zambia (antiga Rodesia do Norte).

     Os paleontólogos chamaram-no de "Homem de Broken Hill" ou "Homem da Rhodesia".Trata-se de um homem moderno: da raça Cro-Magnon, que viveu há seis ou sete mil anos.

     Ele pertence a um indivíduo alto e de idade avançada para a época: uns cinquenta anos de idade.Porém, estudando o crânio perceberam duas coisas: Uma delas aparentemente inexplicável, aquele homem, que havia vivido a milhares de anos, tinha sofrido de uma enfermidade dental.

     E a segunda, mais inexplicável ainda, no lado esquerdo da caveira havia um buraco redondo de bordo plano. A limpeza da ferida sugere que foi causada por um projétil em alta velocidade, como uma bala.

     No outro lado a caveira está destruida como por ação do projétil ao sair do crânio.

     Segundo o professor Mair, de Berlín, pareciam buracos de entrada e saída exatamente iguais aos que deixaria uma bala moderna.

     Porém, este objeto enigmático não é único.

     Existe a caveira de um uro (tipo de bisonte extinto) que foi encontrado próximo do Rio Liena, na URSS.

     Ela apresenta um buraco perfeitamente redondo e polido, parecido uma ferida de bala. O uro viveu ainda muitos anos depois de ser ferido.

     Estas caveiras sugerem a surpreendente possibilidade de que há muitos milênios a agressividade humana já teve à sua disposição instrumentos mais sofisticados do que simples flechas de sílex.

 

Fontes:

Inconsciente Coletivo

http://www.taringa.net/

http://www.ahduvido.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...